Edições anteriores
-
DOSSIÊ ESTUDOS SOBRE COMUNICAÇÃO POLÍTICA, DEMOCRACIA E SOCIEDADE DE CONSUMO
v. 18 n. 2 (2025)Os estudos sobre comunicação na América Latina mostram fortes mudanças no paradigma tradicional, pois, assim como os meios de comunicação de massa, a sociedade se transformou; especialmente em regimes democráticos caracterizados pela alternância eleitoral, inovação social e profundas permutações na sociedade de consumo, que abrem caminho para a abordagem multidisciplinar e transdisciplinar das ciências humanas e sociais.
As campanhas políticas também foram modificadas e, portanto, é necessário refletir sobre o alcance do discurso de ódio e o papel das emoções na tomada de decisões eleitorais e na democracia, em uma sociedade com mais informações e dados nas redes sociais.
Durante muitos anos, se acreditou que a mídia exercia sua influência principalmente sobre regimes autoritários. No entanto, observa-se agora que, mesmo em democracias consolidadas, ela também serve de suporte para determinados discursos. Além disso, novas manifestações comunicativas, como o populismo, as fake news e a pós-verdade, trouxeram elementos integradores da sociedade de consumo e do marketing.
Retornar a uma sociedade baseada na convivência, interação e participação coletiva exige a compreensão de como governos, organizações e instituições se comunicam para preservar o status quo. Por outro lado, é visível o crescimento da mídia alternativa, como rádios e televisões comunitárias, que busca se desvincular da hegemonia e controle das instituições.
-
DOSSIÊ PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM FRONTEIRAS E INTERSECCIONALIDADE
v. 16 n. 2 (2023)Organizadores do dossiêProfa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti
Universidade de Taubaté (UNITAU), BrasilProfa. Dra. Luciana Magalhães
Universidade de Taubaté (UNITAU), BrasilProfa. Dra. Liliane Bordignon
Fundação Carlos Chagas, BrasilProfa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro
Universidade de Taubaté (UNITAU) e UNIS, Brasil -
FLUXO CONTÍNUO 2021
v. 14 n. 1 (2021)A Revista Ciências Humanas (e-ISSN 2179-1120) inaugura neste ano a publicação contínua de artigos, sem a necessidade de esperar a composição completa de edições seriadas. Além disso, para atender às diretrizes internacionais de publicação, passa a adotar as normas da American Psychological Association (APA).
A Revista Ciências Humanas é um periódico de natureza interdisciplinar, criada pela Universidade de Taubaté em 2008. Em 2010, foi vinculada ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano: formação, políticas e práticas sociais, que lançou o primeiro número em 2011. Naquele momento, a Revista Ciências Humanas publicava dois números anuais e era classificada com Qualis B5, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
-
Escola e relações étnicos-raciais
v. 8 n. 2 (2015)A Revista Ciências Humanas da Universidade de Taubaté tem o prazer de apresentar o conjunto de textos que compõem seu 8º Volume – 2ª edição de 2015. Em destaque neste volume consta o primeiro dossiê temático deste periódico, cujo tema “Escola e relações étnico raciais” traz interpretações de questões que ressaltam, principalmente, o diálogo com a literatura e com a legislação. Este dossiê pretende ser um instrumento para enfrentar o debate sobre a diversidade e a construção de uma escola em que ocorra uma convivência e uma educação plural e democrática.
Todos os artigos são sumariamente apresentados no editorial.